Em 2022, a tecnologia 5G começou a dar seus primeiros passos, sendo lançada nas principais capitais do Brasil, ainda com algumas limitações. Apesar disso, essa mudança certamente representou um grande salto na evolução das conexões de internet móveis.
Agora, com a quinta geração de rede de interne móvel, haverá mais estabilidade nas conexões, além de maior velocidade de downloads. Com isso, várias pessoas e empresas irão se beneficiar da nora rede, que também permitirá conexão simultânea de mais dispositivos.
Mas, o que é exatamente essa tecnologia 5G? Como ela funciona e quais vantagens oferece? O que esperar da rede móvel 5G em 2023? É exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo. Continue sua leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto.
O que é a tecnologia 5G?
Basicamente, o 5G representa a quinta geração de conexões móveis que veio para suceder a atual rede móvel 4G. Seu objetivo nada mais do que promover uma evolução nas potencialidades da atual rede, elevando seu padrão de qualidade a outro nível.
Para isso, a tecnologia 5G busca oferecer aos usuários uma conexão de internet mais eficiente e com ampla cobertura. Além disso, a nova geração de rede móvel também possibilita a interconexão de vários celulares e equipamentos simultaneamente.
Isso é possível graças a sua avançada capacidade de transmissão de dados. Algo que inclusive também permitirá o desenvolvimento de outras inovações, como a Internet das Coisas, por exemplo.
Qual a diferença entre o 4G e o 5G?
A principal diferença que existe as redes moveis 4G e 5G está na latência, ou seja, na velocidade de transferência de dados.
Na conexão 4G, é possível fazer o download de um vídeo de 1GB em até 54 milissegundos. Enquanto isso, com a tecnologia 5G, é possível baixar arquivos de até 20GB entre 1 e 2 milissegundos. Ou seja, a diferença na velocidade de transmissão de informações entre as duas conexões é enorme.
Além disso, outro ponto que diferencia as duas redes está na cobertura de dispositivos conectados. Enquanto que no 4G, essa cobertura é de 10 mil aparelhos por km, no 5G, ela pode alcançar até 1 milhão de dispositivos por km. Isso, por sua vez, possibilita que mais pessoas tenham acesso ao sinal de internet, independente da área onde se situam.
Fora isso, a transformação estrutural que a tecnologia 5G exige para funcionar é maior que a 4G.
Com a nova rede móvel, será preciso um maior número de antenas por região, além de várias tecnologias como MIMO (Multiple imput, Multiple output) e componente RAM para ela funcionar. Por isso mesmo que sua implementação ainda acontece de forma gradual em algumas regiões do Brasil.
Vantagens da tecnologia 5G
A evolução da rede de conexões móveis para tecnologia 5G é algo que oferece muitas vantagens. A começar pela maior velocidade de conexão, possibilitando que mais dispositivos e pessoas se mantenham conectadas.
Além disso, a baixa latência da quinta geração de rede móvel permitira comunicações em tempo real. Com essa tecnologia também será possível combinar tecnologias como Ias, Big Data e IoT para automatizar tarefas, facilitando a rotina de pessoas e empresas.
Fora isso, o 5G também viabilizará a implementação da Internet das Coisas em larga escala. Afinal, com a velocidade que essa tecnologia oferece, tudo ao nosso redor ficará cada vez mais interligado e acessível. Assim, em pouco tempo, será possível ligar ou desligar dispositivos remotamente.
Isso sem contar na maior capacidade de compartilhamento de dados que a nova rede de conexões móveis permite realizar. Em uma Era onde os dados tem mais valor, sobretudo para empresas, essa é uma vantagem bastante expressiva.
O que esperar da tecnologia 5G em 2023?
Como pode perceber, a tecnologia 5G veio para mudar a forma como pessoas e empresas interagem a partir de suas conexões móveis. Mas, o que esperar dessa inovação para 2023?
No inicio do ano, a nova tecnologia de rede móvel começou a ser implementada em mais de 190 cidades nos 21 estados do país. E a expectativa é que haja a expansão do 5G para mas cidades até o final do ano. Tudo vai depender das estratégias adotadas pelas operadoras para a instalação da quinta geração de conexões móveis.
Além disso, espera-se que, com a expansão da tecnologia 5G, mais pessoas passem a migrar para a nova rede. Para isso, ter um dispositivo que seja compatível com 5G é fundamental. Algo que, inclusive, já vem levando muitas fabricantes a realizar mudanças em seus modelos para atender as novas demandas.
A ampliação da cobertura 5G também vai possibilitar um aumento na busca por serviços digitais. O que inclui desde serviços bancários, até plataformas de streaming.
Afinal, com uma conexão mais veloz, o acesso a esses serviços se tornará mais fácil. Assim, mais pessoas passarão a desfrutar da comodidade do 5G para otimizar suas tarefas.
Portanto, com todas as vantagens que a tecnologia 5G traz, você não vai querer ficar de fora dessa inovação, não é mesmo?! Então, agora que já está por dentro de tudo sobre o assunto, não perca tempo e mude já para o 5G!