HomeNotíciasLatam usa IA e Câmeras para monitorar operações de solo. Saiba mais!

Latam usa IA e Câmeras para monitorar operações de solo. Saiba mais!

As inovações tecnológicas estão fazendo cada vez mais parte da rotina de pessoas e empresas. No ramo da aviação não é diferente. Mais recentemente a empresa Latam linhas aéreas anunciou que agora faz o monitoramento de parte de suas atividades aeroportuárias com o auxílio de Inteligência Artificial e Câmeras.

As novas tecnologias passaram a funcionar no aeroporto de Guarulhos – São Paulo, onde a empresa possui maior quantidade de conexões. O objetivo com essa inovação é basicamente mensurar em tempo real aspectos como qualidade, pontualidade e eficácia das atividades de suas aeronaves quando em solo.

Veja a seguir mais detalhes sobre o sistema de monitoramento com IA e Câmeras da Latam e conheça mais sobre essa novidade que está revolucionamento o segmento.

Latam monitora em tempo real suas operações de solo

Desde segundo semestre de 2020, o núcleo de inovações permanente da Latam, o Latam Labs procura testar novas tecnologias e ideias disruptivas visando otimizar as operações. Seja dentro ou fora do ecossistema da organização, mas sempre em ambientes onde a empresa opera.

E foi justamente em meio a esses testes que surgiu o sistema de monitoramento de operações de solo da Latam. A inovação foi testada por um período de 12 meses pelo núcleo Latam Labs em colaboração com a Synaptic Aviation, uma empresa de desenvolvimento de softwares.

Para os representantes do grupo Latam, a novidade representa um grande passo no uso da Inteligência Artificial para maximizar a eficiência operacional do segmento de aviação. 

Afinal, como todos os dados que esse sistema é capaz de oferecer, será possível prover uma série de melhorias não só na empresa em si. Mas, sobretudo, na experiência dos clientes, agregando maior qualidade, agilidade e segurança.

Como funciona o novo sistema de monitoramento da Latam

Basicamente, o sistema opera com o auxílio de tecnologias baseadas em IA e câmeras. A câmera atua como uma espécie de raio-x. Ou seja, ela rastreia os movimentos das atividades realizadas ao redor de suas aeronaves, enquanto estão em solo. E, com isso, fornecem, em tempo real, uma série de métricas operacionais, como:

  • Tempo de uso do portão (embarque/desembarque)
  • Horários de decolagem
  • Período de tempo relacionado a conexão da unidade que fornece energia terrestre, entre outros.

Enquanto isso, a inteligência artificial (IA) detecta quando alguma aeronave da Latam chega próximo ao portão de embarque/desembarque. 

Nesse momento, a tecnologia começa a monitorar toda a atividade de solo realizada ao redor da aeronave. E, então, fornece um relatório com todos os eventos. Inclusive, a IA fornece ainda recursos de vídeo demonstrando os eventos mais relevantes em determinado período das atividades no setor.

Principais vantagens

O sistema de monitoramento de solo ainda tem muito a evoluir para funcionar na prática em mais aeroportos. Apesar disso, seu uso certamente trará uma série de vantagens para as operações aeroportuárias da Latam e de outras empresas que venham a aderir a ele.

Isso porque, com a implementação desse sistema de monitoramento, é possível reduzir o tempo médio em que as aeronaves ficam paradas. Mas não é só isso.

Com a aplicação da tecnologia de IA e as câmeras de monitoramento também será possível:

  • Evitar possíveis danos causados por objetos estranhos
  • Inspecionar o status da ponte que faz o embarque ou então desembarque
  • Fornecer registros de conformidade que auxiliam a Latam na manutenção da segurança nas operações em solo ao redor das aeronaves.

Além disso, os dados gerados por meio dessa inovação irão fornecer uma perspectiva completa sobre as operações ao redor das aeronaves, garantindo com isso mais eficiência e segurança a todos.

Latam sempre inovando em suas operações

Desde que criou o núcleo de inovação, a Latam vem evoluindo bastante, criando soluções disruptivas que ajudam a consolidar cada vez mais a marca no mercado. São muitas as ideias já testadas pelo Latam Labs e que funcionam na companhia aérea. Entre os principais, podemos citar:

  • Validação de documentos com uso de IA
  • Uso de Deep Learning, bem como redes neurais na experiência do cliente
  • Desenvolvimento de IA autônoma

Além disso, a Latam também desenvolveu a partir do seu núcleo de inovação uma Central de Intérpretes de Libras. O objetivo com isso foi elevar a acessibilidade nas atividades da empresa. Seja pelo site, no Contact Center ou então nos aeroportos onde a companhia aérea opera.

E agora, a empresa vem com seu sistema de monitoramento de operações de solo, uma inovação que sem dúvida impactará positivamente dentro e fora da empresa.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments