HomeTecnologiaTecnologia NFC – O que é, para que serve e como ativar...

Tecnologia NFC – O que é, para que serve e como ativar essa conexão

Você já ouviu falar na tecnologia NFC? Cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e empresas, esse recurso virou tendência no Brasil. E não é para menos, afinal, com essa inovação é possível agilizar vários processos, desde pagamentos no cartão de crédito. Até destravar portas ou roletas e fazer aparelhamento de dispositivos, por exemplo.

Embora ainda seja uma tecnologia em evolução, o NFC veio para ficar. Só no primeiro trimestre de 2022, o uso dessa tecnologia para pagamentos por aproximação crescer 474% no país. A praticidade e rapidez na confirmação dos pagamentos impulsionaram esse aumento. E a tendência é que esse número se eleve ainda mais nos próximos anos.

Acompanhe conosco essa leitura e veja agora o que é, para que serve e tudo mais que precisa saber sobre a tecnologia NFC. Confira!

O que é tecnologia NFC?

Near Field Communication, ou NFC, é uma tecnologia desenvolvida em 2002 pela empresa Philips em parceria com a Sony. 

Basicamente, essa tecnologia permite a conexão sem fio entre dois dispositivos para compartilhamento de dados por aproximação. Em outras palavras, basta aproximar dois dispositivos para que a troca de dados entre eles aconteça.

Como funciona

O NFC é uma inovação que funciona de maneira similar a outras tecnologias como Wifi ou Bluetooth. Contudo, através do dispositivo NFC, não é preciso realizar qualquer configuração de pareamento para que a informação seja compartilhada. 

Com a tecnologia NFC ativada, basta que os dois aparelhos estejam a uma distância de até 10cm para que a troca de dados ocorra. Além disso, com essa tecnologia, a velocidade de conexão entre os aparelhos é instantânea.

Para que serve?

De modo geral, o NFC é uma inovação que vem sendo aplicada para diferentes finalidades. A mais conhecida delas é o uso da tecnologia NFC para viabilizar pagamentos por aproximação.

Ou seja, qualquer dispositivo que tenha esse recurso ativado, pode ser usado para realizar pagamentos. É só aproximar o cartão, celular ou então qualquer outro dispositivo da maquininha de cartão e efetuar a transação.

Além disso, a tecnologia NFC também pode ser usada para:

  • Destravar portas que possuam fechadura digital
  • Realizar a identificação de funcionários de uma empresa
  • Obter informações sobre produtos em uma loja

Essa tecnologia pode ser usada, inclusive, como guia turístico digital. Ou seja, você pode visitar um museu, por exemplo, e ao aproximar seu smartphone de uma pintura, pode obter todas as informações sobre ela ou seu artista.

Quais dispositivos possuem tecnologia NFC?

Basicamente, a tecnologia NFC está presentes em vários dispositivos diferentes. Estes, por sua vez, se classificam em dois tipos:

  1. Ativos: São dispositivos com fontes próprias de energia capazes de receber ou enviar dados a outros dispositivos. Ex: celulares, terminais de transporte público, terminais de pagamento, entre outros.
  2. Passivos: São dispositivos que só enviam dados e necessitam de chip ativo, pois não possuem fonte própria de energia. Ex: cartões de crédito, tags NFC, cartão de transporte público, entre outros.

NFC é uma tecnologia confiável?

Por mais avançada que uma tecnologia possa ser, não se pode afirmar 100% que ela seja confiável. Com a tecnologia NFC não é diferente, ainda mais porque essa inovação está em processo de evolução.

Contudo, o NFC possui recursos que asseguram aos usuários um maior nível de proteção. Sobretudo em relação ao seu modo de funcionamento de conexão por proximidade, que diminuir o risco de intervenção de terceiros nessa conexão.

Além disso, para efetuar pagamentos com tecnologia NFC, há um limite de valor que é de R$50,00. Pagamentos cujos valores ultrapassam essa quantia não podem ser feitos por aproximação. Algo que também ajuda a reforçar a proteção desse mecanismo.

Como saber se meu dispositivo tem NFC?

Você achou a tecnologia NFC interessante e deseja usá-la em seu cotidiano? Então primeiramente é preciso saber se seu dispositivo possui esse recurso instalado de forma nativa. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse as configurações do seu dispositivo
  2. Clique em Conexões ou Acessibilidade
  3. Procure por NFC

Dependendo do seu aparelho, esse direcionamento pode mudar. Em dispositivos da Apple, por exemplo, a tecnologia NFC já está disponível desde os aparelhos iPhone 6 em diante. Nos dispositivos Android, o recurso está disponível em versões intermediárias e premium da marca.

Como ativar tecnologia NFC?

Para ativar o NFC em cartões de crédito, basta habilitar a função no app do banco que administra seu cartão.

Em dispositivos como iPhone que possuem esse recurso instalado, não é preciso ativar, pois a tecnologia vem ativada automaticamente de fábrica. Mas, se este não é o seu caso, para fazer a ativação também é simples. Basta ir em configurações > Conexões/Acessibilidade > NFC > Ativar NFC.

Caso seu dispositivo não tenha a conectividade NFC nativa, você também pode instalar uma tag no aparelho contendo essa tecnologia. Basta adquirir uma etiqueta NFC e inseri-la na parte traseira do seu dispositivo.

A tecnologia NFC sem dúvida surgiu para otimizar o dia a dia, trazendo mais praticidade e agilidade em diferentes operações. Mas, como toda tecnologia, ela também tem seus riscos.

Portanto, agora que já sabe como funciona o NFC e conhece suas utilidades, analise esse recurso. E, dependendo das suas necessidades, comece a usá-lo para facilitar ainda mais seu cotidiano!

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments